Programa de diversidade da Bayer impacta mais de 2 mil produtoras rurais por todo o Brasil

01 de agosto de 2022

São Paulo, agosto de 2022 – Ciente da importância de fomentar o desenvolvimento de uma rede potente, formada por mulheres que ocupam posições de destaque e representatividade no mundo agro, a Bayer, por meio do Conexão Mulheres no Agro, desde 2020 investe em inúmeras iniciativas que colaboram para ampliar a presença feminina dentro e fora da porteira, em busca de uma maior equidade de gênero no setor. Em 2022 o programa contou com 33 ações, entre capacitações técnicas, workshops sobre empreendedorismo, liderança e gestão, dias de campo, que impactaram mais de 2.500 mulheres por todo o Brasil.

“As mulheres que fazem parte do agronegócio estão cada vez mais conquistando espaço e reconhecendo seu protagonismo na área. Para alavancá-las ainda mais neste processo, é importante que empresas do setor apostem em ações voltadas para a capacitação e formação de lideranças femininas”, conta Francila Calica, gerente de relações institucionais da Bayer e uma das líderes do Conexão Mulheres.

Francila ainda afirma que na Bayer eles acreditam na importância da diversidade de pessoas e equidade de gênero como forma de fomentar debates e a pluralidade de ideias. “Em alinhamento com o nosso negócio, temos uma missão coletiva de promover, seja internamente como externamente, iniciativas que visem estimular as mulheres a ocuparem mais espaços neste mercado, a serem mais presentes, usarem suas vozes e reconhecerem seu protagonismo no setor”, reforça.

Programas de capacitação

Além das ações e encontros em eventos em diferentes regiões do Brasil, a Bayer também desenvolveu a Jornada do Conhecimento, um curso de capacitação para produtoras rurais clientes da empresa. A primeira edição, lançada em setembro de 2021, contou com a participação de 37 mulheres em 11 encontros, com aproximadamente 22 horas de conteúdo. As aulas foram divididas em quatro módulos: governança corporativa e gestão, sustentabilidade no agronegócio, criatividade e inovação, e Inteligência emocional e marca pessoal.

“A proposta é acolher cada participante em uma jornada de transformação pessoal em um ambiente colaborativo, seguro e interativo, onde, juntas, poderão compartilhar experiências de aprendizado, em temas de sua escolha, na companhia de outras produtoras que, apesar de suas particularidades, compartilham de desafios e interesses comuns”, diz Calica.

Nesta mesma linha, a companhia criou o Conexão Desenvolve, também de capacitação, mas voltado para as colaboradoras da multinacional. A edição de 2021, desenvolveu cerca de 150 mulheres da área comercial da Bayer. “A Bayer trabalha a diversidade em vários pilares, incluindo ações práticas para aumentar a participação das mulheres em todos os níveis hierárquicos dentro da companhia. O objetivo central do programa é preparar estes talentos para que elas estejam aptas a continuar construindo suas carreiras neste mercado”, explica Leandra Brustolin, Lider de Ativação da Experiência do Cliente da Bayer e uma das líderes do programa.

Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas

Estas e demais iniciativas da empresa, como o Prêmio Mulheres do Agro, criado pela Bayer, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), serão demostradas pela empresa durante o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (ENMCOOP), que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, em Campinas.

A edição deste ano marca o retorno presencial do evento e contará com mais de 85% de mulheres no roll de palestrantes, entre elas, a diretora de licenciamento da Bayer para América Latina, Natália Carvalho, que comandará um painel sobre os desafios e oportunidades da liderança feminina no agronegócio.

Sobre a ABAG

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) trabalha para o fortalecimento e o equilíbrio nas cadeias produtivas do agronegócio, com o objetivo de valorizar e disseminar o papel estratégico do setor para o desenvolvimento sustentável do Brasil e para a segurança alimentar e energética do planeta. Fundada em 1993, a entidade tem a certeza da vocação do Brasil para o agronegócio, por isso empenha seus esforços para contribuir para que o País alcance a liderança global na oferta de produtos agroindustriais, aliando preservação ambiental, desenvolvimento social, produtividade, rentabilidade e competitividade. A ABAG conta atualmente com 80 associados. Mais informações: www.abag.com.br.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para ajudar o desenvolvimento do planeta e das pessoas, apoiando os esforços para enfrentar os grandes desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional no mundo. A Bayer se compromete a impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo a partir de seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo visa a aumentar seu poder de ganho e criar valor por meio da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2021, o Grupo empregou cerca de 100 mil pessoas e teve vendas de 44,1 bilhões de euros. As despesas de P&D antes de itens especiais totalizaram 5,3 bilhões de euros.

Declarações prospectivas

Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.